Prevenção e Segurança

Os computadores, como qualquer máquina, depreciam-se com o passar do tempo e necessitam de uma revisão e manutenção periódica.

Com a intenção de orientar sobre prevenção e segurança, descrevemos a seguir alguns procedimentos importantes para a eficiente utilização do sistema Vet Control:

  • A rotina periódica de backup é essencial, pois garante a restauração dos dados em caso de um eventual infortúnio. Existem várias formas e recursos para fazer back-up, alguns exemplos são:HD externo: deve ser colocado em um computador que fique em local (físico) diferente do servidor, porque em caso de roubo, inundações, curto circuito, etc. o HD externo não fique comprometido junto com o servidor. Um software pode fazer automaticamente este back-up sem a dependência de um funcionário. Investimento financeiro: pequeno.

    Espelhamento de servidor: O servidor II é programado para em tempo real copiar (espelhar) as informações do servidor I. Em caso de pane o segundo servidor poderá assumir o serviço. Investimento financeiro: médio.

    Cópia em CD ou DVD: através de software é feita a gravação da mídia que pode ser reservada uma mídia para cada dia da semana e o usuário diariamente providencia a cópia. O Investimento financeiro é mínimo, mas este modelo deixa a desejar porque depende da atenção e lembrança do funcionário designado para tal tarefa.

    O uso de pendrive para a função de back-up não é recomendado por ser vulnerável, além do risco de extravio ou de queima de circuito.

  • A utilização de no-break (bateria específica para computadores, que fornece energia por um tempo limitado, em caso de falta temporária de energia elétrica convencional) evita que o computador seja danificado, arquivos sejam corrompidos e consequentemente ocorra perda de informações.
  • A utilização e atualização constante de um anti-vírus e do windows garantem a integridade não só do Sistema Vet Control, mas também de outros documentos que estão armazenados nos computadores. A manutenção preventiva de hardwares, gabinetes, monitores, teclados, impressoras, acessórios e equipamentos de segurança garantem a integridade dos dados armazenados e o bom funcionamento do sistema de informação.